ROCHAS

IBGE doa amostras para acervo da CPRM

01/02/2018

 

O diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), José Leonardo Silva Andriotti, recebeu de Betânia Tarley Porto de Matos Góes, gerente de Recursos Naturais da unidade do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), amostras de rochas e seus respectivos resultados analíticos para enriquecer o acervo de litotecas da instituição.

“Em novembro do ano passado solicitamos ao IBGE a doação desse material coletado durante o projeto Radam e de projetos do IBGE, que hoje se encontra na Reserva Ecológica do Roncador, em Brasília. São entre 30 e 40 mil amostras que já foram descritas”, explicou Andriotti. Segundo o diretor, as amostras serão transferidas para a Superintendência Regional de Goiânia, onde serão catalogadas e encaminhadas para a rede de litotecas das unidades regionais da empresa.

As amostras de rochas doadas pelo IBGE já estão georreferenciadas, de todo o território nacional. Segundo Andriotti, a iniciativa ajuda a instituição a evitar idas ao campo para coletar amostras que já existem, além de possuírem resultados analíticos.