BARCARENA

Hydro nega vazamento em bacia de rejeitos

19/02/2018

 

As fortes chuvas que caíram na região de Barcarena (PA), provocaram inundações na área industrial da Hydro Alunorte, maior refinaria de alumina do mundo. Segundo denúncias veiculadas em jornal de Belém, as chuvas teriam provocado o transbordamento de uma das bacias de rejeitos do processamento da bauxita. O vazamento, no entanto, foi negado pela empresa, que informa ter recebido, nos dias 17 e 18 de fevereiro, visitas de autoridades ambientais do município e do Estado, além do Ibama. Em comunicado, a Hydro informou que “as inspeções comprovaram a integridade das instalações” e que “não houve qualquer transtorno nos depósitos de resíduos sólidos da refinaria”.

A empresa admite, no entanto, que houve vertimento sobre a barragem, devido ao excesso de chuva, mas que o material líquido foi canalizado para as bacias de sedimentação e “posteriormente para as estações de tratamento de efluentes industriais”, para lançamento no Rio Pará.

Sobre as denúncias de que as ruas da cidade teriam sido inundadas com água avermelhada, a Hydro afirmou que isto se deve ao fato de a maioria dessas ruas não serem pavimentadas “e a água ganha um tom avermelhado, em função do tipo de solo característico da região”.