MINERAÇÃO

Goiás ganha Centro Tecnológico em Catalão

07/06/2017

 

O Governo de Goiás vai doar área de 15 mil metros quadrados à Universidade Federal de Goiás (UFG) pra a construção de um Centro de Desenvolvimento de Tecnologia em Mineração (CDTM) no município de Catalão. O projeto é uma parceria do governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (SED), UFG, Fapeg, Rede Itego e a indústria Cmoc Brasil. 
 
O CTDM tem como objetivo apoiar o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a sustentabilidade da produção mineral em Goiás. “Com este centro prospectamos um maior desenvolvimento do setor mineral, por meio de pesquisas poderemos agregar mais valor aos recursos minerais”, avalia Mauro Fayad, superintendente Executivo de Ciência e Tecnologia da SED.
 
Segundo Tasso Mendonça, superintendente de Mineração da SED, a UFG de Catalão oferece o único curso de Engenharia de Minas em Goiás, mas não possui uma unidade de pesquisa. Desta forma, o CTDM atenderá à formação acadêmica e profissional, ao desenvolvimento de pesquisa e à prestação de serviços para o setor industrial.
 
Além da doação da área, o Governo de Goiás disponibilizará equipamentos para o Centro Tecnológico. A edificação será realizada pela empresa de mineração Cmoc Brasil, enquanto a UFG será responsável pela gestão do centro. As pesquisas serão realizadas em parceria com o Itego e Fapeg.