Gerdau realiza nova etapa do programa Aprimorar

17/08/2022
O programa visa aumentar a empregabilidade e acelerar a qualificação profissional nas regiões onde a Gerdau opera. 

 

A Gerdau assinou protocolo de intenções com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para o desenvolvimento de mais uma fase do programa Aprimorar, no museu MM Gerdau, em Belo Horizonte (MG). O programa visa aumentar a empregabilidade e acelerar a qualificação profissional nas regiões onde a Gerdau opera. 

Nesta nova etapa, o principal diferencial será o envolvimento de fornecedores da companhia no ecossistema dos treinamentos e contratações a partir da inclusão voluntária de cláusulas de investimentos sociais. Serão ofertadas 790 vagas nos municípios de Ouro Branco (MG), onde fica a maior Usina da Gerdau no mundo, Congonhas (MG) e Conselheiro Lafaiete (MG), até novembro. A projeção de efetividade na Gerdau e parceiros é de cerca de 90% dos alunos. Com a meta de viabilizar a nova fase do Aprimorar, entre novembro de 2021 até o momento, a Gerdau desenvolveu projetos-piloto em Divinópolis e Ouro Branco, com um total de 120 pessoas nos cursos de capacitação. Mais de 1.200 pessoas se inscreveram, dado que demonstra a necessidade de ampliação do programa e a vontade da comunidade em participar das qualificações. 

A próxima etapa prevista para o segundo semestre de 2022 é a expansão estruturada do programa a nível nacional nas cidades onde a Gerdau possui operações, nos estados do Ceará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. “Neste momento, é importante unir forças para suprir a demanda por qualificação e contratação de pessoas. A ideia é conectar a Gerdau a parceiros e aos municípios para gerar emprego e renda e o desenvolvimento socioeconômico de forma estruturante. Um benefício sustentável mútuo que vira um legado definitivo. Com certeza, a soma das nossas ações será exponencialmente maior que uma iniciativa isolada”, disse Flávia Souza, diretora global de Suprimentos da Gerdau. 

Caroline Carpenedo, diretora Global de Pessoas e Responsabilidade Social da Gerdau, afirmou que o programa é mais um passo a caminho do cumprimento da agenda ESG da Gerdau, na estruturação de uma pauta coletiva com os fornecedores. “Estamos inserindo cláusulas de investimento social de um percentual das nossas contratações, em que o fornecedor se compromete a investir na região do serviço, criando um modelo de impacto social em escala e perene”. Danubia Clemente, diretora Gerente do Sesi e Senai Ouro Branco, diz que o Programa Aprimorar é um projeto assertivo e completo, pautado em parcerias bem-sucedidas de longa data. “O projeto tem estratégias excelentes de customização, operacionalização e acompanhamento dos resultados e da qualidade, bem alinhados ao propósito de garantir desenvolvimento social através da preparação profissional da comunidade local, coerentes com as demandas da indústria. Isso, além dos ganhos indiretos na melhoria nas questões de cunho econômico e social”.

Mais Informações pelo e-mail [email protected]

Direto da Fonte