SIDERURGIA

Fusão ArcelorMittal Brasil e Votorantim Siderurgia

23/02/2017

 

A ArcelorMittal Brasil e a Votorantim anunciaram, dia 22 de fevereiro, a assinatura de um acordo definitivo através do qual a Votorantim Siderurgia se tornará uma subsidiária da ArcelorMittal Brasil, enquanto a Votorantim passa a deter uma participação minoritária na ArcelorMittal Brasil. As operações de aços longos da Votorantim na Argentina (Acerbrag) e Colômbia (Paz del Rio) não foram incluídas na transação.

A combinação dos negócios resultará em um produtor de aços longos com uma capacidade anual de 5,6 milhões de toneladas de aço bruto e 5,4 milhões t anuais de laminados. As instalações de produção incluem os sites da ArcelorMittal Brasil em Monlevade, Cariacica, Juiz de Fora, Piracicaba e Itaúna, e os sites da Votorantim Siderurgia em Barra Mansa, Resende, bem como sua participação na Sitrel, em Três Lagoas.

A expectativa é que a fusão gere sinergias em termos de custos, logística e operação. As instalações de produção combinadas são geograficamente complementares, possibilitando maior proximidade e melhorias nos serviços para a base de clientes.

A transação está sujeita ainda à aprovação dos órgãos reguladores no Brasil, incluindo o CADE. Até o fechamento, a ArcelorMittal Brasil e a Votorantim Siderurgia permanecerão como companhias separadas.