EQUIPAMENTOS

Forno amplia produção de grafeno na CTNanotubos

10/03/2016

 

O Centro de Tecnologia em Nanotubos de Carbono da Universidade Federal de Minas Gerais (CTNanotubos) ganhará novo forno de CVD (Chemical Vapor Deposition). O equipamento permitirá que a produção de grafeno seja ampliada em 10 vezes a partir de abril de 2016.

O forno de CVD é um equipamento que propicia o ‘crescimento' de grafeno (com a formação de uma película/filme) em substratos (camadas) de metal, utilizando-se um gás com carbono, como o metano por exemplo. Coordenadora executiva do CTNanotubos a professora Glaura Goulart Silva explica que o grafeno obtido através do forno é aplicado em sensores (sensores de gases tóxicos, de pressão e de temperatura) e em displays (smartphones, TVs, computadores). Glaura disse que o novo forno permitirá ainda a produção de um grafeno com melhor qualidade estrutural.

Glaura Silva esclareceu que o CTNanotubos “já possui forno CVD sintetizando nanotubos de carbono em escala piloto. Ou seja, o grafeno até agora estava sendo sintetizado em escala de pesquisa, agora a escala vai aumentar para produção pré-industrial”. O investimento no equipamento demandou R$ 800 mil via Finep e é composto por um forno principal e módulos de controle de vácuo, entrada e pressão de gases e temperatura.