DIAMANTES

Five Star investe R$ 190 milhões em projeto goiano

25/06/2015

 

A mineradora Five Star anunciou investimentos de R$ 190 milhões para operar mina de diamantes localizada entre as cidades de Catalão e Ouvidor, no Estado de Goiás. A unidade será a primeira em funcionamento da empresa desde sua fundação, no ano passado.

A escolha pelo projeto no Brasil aconteceu por conta do potencial de exploração e segurança política do País. “Pelo fato de a maioria das minas estarem relacionadas a problemas de guerrilha e ditaduras na África, os investidores buscam fontes limpas do diamante”, diz Luís Maurício Azevedo, Diretor-Executivo da Five Star no Brasil.

Os recursos serão destinados à aquisição de máquinas, dos quais 80% de conteúdo nacional, para fazer a captação e identificação do mineral por meio de raio-x e a separação das pedras. A unidade deve entrar em operação ainda este ano, com 60 funcionários, e projeta produzir 3 mil quilates até dezembro.

A partir de 2016, a projeção é de 400 mil quilates/ano, dos quais 60% terão como destino o mercado internacional. Além de Goiás, a empresa está com sondagens em andamento no Pará e na Bahia. 

Direto da Fonte