DIAMANTES

Five Star abre o mercado em Toronto

05/07/2017

 

Depois de cinco anos que a última companhia com atuação no Brasil (a Rio Verde) foi listada na bolsa de Toronto, a Five Star Diamonds abriu o mercado da TSXV no dia 29 de junho, marcando a volta de companhias atuantes no Brasil ao mercado de capitais do Canadá, onde há o maior número de empresas de mineração listadas no mundo.

 

Para o diretor da Five Star Diamonds, Luiz Maurício Azevedo, o convite da TSXV para que a Five Star abrisse o mercado (a empresa havia sido listada há cerca de um mês), considerou que o Brasil estava muito afastado do mercado canadense. Ele disse também que o processo que levou à listagem da Five Star demandou cerca de dois anos e que durante esse período a empresa colocou uma pequena operação em produção para aproveitamento de kimberlitos identificados na região de Ouvidor, no estado de Goiás.

 

Segundo Azevedo, um fato decisivo para que o projeto tivesse evoluído foi o apoio dado pelo governo do estado de Goiás, principalmente na tramitação do processo de licenciamento. E o objetivo, acrescentou, é que em janeiro do próximo ano a empresa já esteja produzindo diamantes em escala industrial, explorando depósitos de porte mundial.