P&D

FGV implementa pesquisa sobre minero-siderurgia

12/05/2016

 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) decidiu implentar o projeto de pesquisa “Acumulação de Capacidades Tecnológicas e Competitividade Industrial no Brasil: Análise e Recomendações para Ações de Políticas Públicas e Estratégias Empresariais”. A FGV entende que os setores de mineração e siderurgia são estratégicos para a economia brasileira. As indústrias serão examinadas pela FGV sob supervisão e orientação do Prof. Paulo N. Figueiredo e do Prof. Maurício Canêdo Pinheiro.

Em março deste ano, a FGV realizou em sua sede, no Rio de janeiro, workshops com representantes de empresas produtoras e fornecedoras, além de representantes de órgãos governamentais, entidades de classe e instituições de pesquisa. Na ocasião foram debatidos pontos referentes à competitividade e produtividade a partir da trajetória de inovação levada a cabo pelas empresas brasileiras. A distância em relação à fronteira tecnológica internacional, relacionamento com fornecedores e desenvolvimento de fornecedores locais, sustentabilidade, acesso ao financiamento para inovação, além de questões de regulamentação e de políticas públicas foram aspectos também tratados.

Após o encontro, pesquisadores apresentaram as próximas fases da pesquisa, que incluem a aplicação de questionários que deverão captar as trajetórias de acumulação de capacidades tecnológicas pelas empresas de cada setor, em termos de atividades e das parcerias para aquisição de conhecimento que foram realizadas, bem como variáveis de desempenho.

Segundo a FGV, a pesquisa tem como objetivo examinar a inovação tecnológica no fortalecimento da competitividade industrial do Brasil. Especificamente, com base em metodologias inovadoras, o estudo tem o intuito de gerar novas evidências e novas explicações que possam substanciar o desenho ou redesenho de políticas públicas orientadas ao fortalecimento da competitividade industrial do Brasil, especialmente para as indústrias de mineração e siderúrgica.