MINÉRIO DE FERRO

Ferrous Resources é adquirida pela Vale

06/12/2018

 

A Icahn Enterprises L.P (IEP) anunciou que assinou um acordo através do qual a Ferrous Resources, na qual a IEP detém 77% de participação, será absorvida pela Vale, tornando-se uma subsidiária integral desta. Pela transação, a Vale desembolsará US$ 550 milhões, incluindo dívidas, que serão pagas no fechamento do negócio.

Fundada em 2007, a Ferrous Resouces do Brasil possui as seguintes minas de ferro, todas localizadas no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais: Viga (localizada em Congonhas), Esperança (em Brumadinho) e Santanense (em Itatiaiuçu).

A IEP havia adquirido uma participação na Ferrous em 2012 e subsequentemente passou a exercer o controle da companhia em 2015. “Mesmo sob circunstâncias desafiadoras, decorrentes da volatilidade do mercado de commodities minerais, nós mantemos a companhia em atividade durante os tempos turbulentos. Dada a desafiadora posição de fluxo de caixa há alguns anos, acreditamos que a transação representa uma perspectiva positiva para os acionistas da IEP”, declarou a companhia, que tem suas ações listadas na bolsa de Nova Iorque.

Carl C. Icahn, Chairman da Icahn Enterprises, afirmou: “desde que assumimos a Ferrous como investidor de longo prazo, nós mantivemos investimentos e colocamos capital tanto na forma de empréstimos como de aquisição de ações, avançamos com os projetos críticos de crescimento e fizemos tudo isso ao mesmo tempo que outros estavam saindo do setor. Ao investir capital adicional e dotar a companhia de um quadro de diretores efetivo, estávamos em condições de estabilizar e melhorar a situação da Ferrous, o que deu base para esta transação” .

A expectativa é que a transação seja fechada em 2019, sujeita a aprovação dos órgãos antitruste do Brasil e outras condições normais em negócios desse tipo. A transação não está sujeita a due diligence ou condições financeiras.