MINERAIS

Exposição reúne 400 espécies em MG

08/03/2018

 

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade, inaugura, dia 24 de março, a exposição da coleção ‘Minerais do Brasil’. A exposição é considerada a melhor e mais representativa reunião de minerais brasileiros. O Brasil possui cerca de 970 espécies de minerais válidos. 
 
A nova Sala Professor Doutor Álvaro Lúcio abrigará 400 dessas espécies, incluindo suas variedades, ou seja, uma grande mostra de tudo o que já foi encontrado no País. Dentre estas amostras, ainda estarão presentes 35 espécies-tipo válidas, das 70 existentes no Brasil. Até então, o prédio rosa da Praça da Liberdade contava com o acervo do antigo Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães, que funcionou no Edifício Rainha da Sucata. “Além de acrescentar novas espécies minerais ao MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, a coleção cumpre a função de apresentar à sociedade a riqueza do solo brasileiro, sua estética e significado”, afirma a geóloga Andrea Ferreira, curadora de geociências do museu e da exposição.
 
“Considero a chegada da nova coleção como um grande presente para o Museu e para os apaixonados pela Mineralogia. O nome da exposição “Minerais do Brasil” foi muito bem escolhido pelos curadores. Nosso país tem registrado cerca de 70 minerais tipo do Brasil, ou seja, minerais cuja primeira amostra reconhecida oficialmente pelo mundo é brasileira. Na nova exposição, iremos expor a metade. É algo realmente inédito!”, afirma Márcia Guimarães, gestora do museu. A sala Prof. Doutor Álvaro Lúcio, onde está a coleção ‘Minerais do Brasil’, pode ser visitada de terça a domingo, das 12h às 18h, sendo na quinta-feira, das 12h às 22h. A entrada é gratuita.