27/03/2019
TECNOLOGIA

Evento discutirá Mineração Inteligente

A evolução da mineração passa obrigatoriamente pela indústria 4.0 e pela internet das coisas. Para alcançar a melhoria operacional, as mineradoras modernizam suas minas e utilizam cada vez mais as soluções em Smart Mining, ou seja, da mineração inteligente, para maximizar resultados, reduzir perdas e prevenir acidentes.
 
Diante dessa perspectiva, a revista Brasil Mineral, com o apoio da Ramboll, empresa multinacional de consultoria, engenharia e projetos, com atividade multidisciplinar, realizam o seminário Smart Mining, nos dias 25 e 26 de junho, em Belo Horizonte (MG). 
 
O evento contará com a participação de especialistas e empresas altamente engajadas na área de Smart Mining, para apresentar soluções e discutir o futuro da mineração com foco na atualização e evolução tecnológica da atividade. Farão parte da grade de programação temas como Sistemas Inteligentes, Mineração Disruptiva, Seguros Inteligentes, Mineração Virtual, Reúso de Água, Novas Tecnologias de Tratamento e Disposição de Rejeitos, Nanotecnologias, Eficiência Energética, Novas Baterias, Smart Grid, Sistemas de Geração, Veículos Autônomos, Mobilidade de Baixo Carbono, Veículos Híbridos, Transportadores Inteligentes e outros.
 
Um mercado de bilhões de dólares 
 
Para se ter uma noção da importância e grandeza desse negócio, o mercado de Smart Mining, segundo a publicação Smart Mining Market - Growth, Trends And Forecasts, foi avaliado em US$ 5,68 bilhões, em 2018, e espera-se que atinja um valor de US$ 13 bilhões até 2023, com uma taxa de crescimento anual composta de 18,02% entre 2018 e 2023. 
 
Já o estudo Tracking The Trends 2018, da Deloitte, que identifica as estratégias que as organizações pretendem adotar para se manter competitivas, aponta a adoção das tecnologias digitais, a superação de barreiras para inovar e o avanço no formato de trabalho com a automação e a digitalização das minas e dos processos como sendo as três principais tendências para o setor de mineração, e que são diretamente ligadas às aplicações Smart Mining. 
 
O futuro da mineração mundial é de mudanças em seus processos e de impulsão dos investimentos contínuos em inovação e digitalização das operações. Nesse contexto, a mineração brasileira precisa estar atualizada e pronta para adotar as soluções Smart Mining para se manter competitiva globalmente. 
 
Para maiores informações sobre o evento, contate: sergio@signuseditora.com.br
 

Veja também

19/06/2019
DIREITOS MINERÁRIOS | Minuta do edital sobre Palmeirópolis
02/05/2019
REJEITOS | Chamada pública para fornecedores
02/05/2019
INTERNET DAS COISAS | Industrial-IoT Solutions estreia no Brasil
25/04/2019
MINERAÇÃO E COMUNIDADES | O desafio de construir novas relações
25/04/2019
PROCESSAMENTO MINERAL | Brasil participa de evento na Sérvia
15/04/2019
MINAS GERAIS | As barragens e o futuro da mineração
10/04/2019
BAUMA 2019 | Recorde de expositores e visitantes