ARCELORMITTAL

Estruturas com correias captam água da chuva

19/10/2016

 

A ArcelorMittal está utilizando correias transportadoras de minério para fabricar estruturas para captação da chuva. Segundo a empresa, a alternativa gera redução de custos, agilidade no processo e reciclagem de materiais descartáveis. A viabilidade da iniciativa foi testada e comprovada pela área de Gestão de Projetos da empresa.

“Estamos sempre em busca de soluções eficazes que possibilitem a otimização de recursos e o cuidado ambiental. Observei que a borracha descartada poderia ser reaproveitada”, aponta Carlos Trindade, engenheiro civil da ArcelorMittal Mineração e idealizador do projeto. Foram realizados testes nas duas unidades e os resultados foram positivos. Na Mina de Serra Azul, o material substitui as canaletas do tipo meia cana e na Mina do Andrade, as de concreto armado.A utilização de correias transportadoras na fabricação de estruturas para captar água da chuva chega a ter um custo 10 vezes mais barato que o valor de investimento tradicional e o tempo necessário para a execução, quatro vezes mais rápido. “Além disso, há a possibilidade de reaproveitamento das estruturas e o custo para a manutenção da nova solução é bem mais baixo”, explica Trindade. A previsão é que em 2016 sejam aplicados aproximadamente 1.400 metros de canaletas de correias usadas para este fim.

A prática inovadora foi reconhecida peloPrêmio Sustentare conquistou o primeiro lugar na categoria Destaque de Serviços Sustentáveis. A iniciativa é promovida anualmente pelo Instituto Sustentar, em parceria com a WayCarbon. A solenidade de premiação aconteceu dia 18 de outubro na Fundação Dom Cabral, em Nova Lima (MG).