INOVAÇÃO

Epiroc faz perfuração a 8.100 km de distância

25/04/2018

 

A Epiroc, empresa parte do grupo Atlas Copco, realizou recentemente uma operação inédita, ao fazer uma perfuração transcontinental utilizando uma perfuratriz Pit Viper 275 no Texas, EUA, que foi controlada a uma distância de mais de 8.100 km, a partir de Estocolmo, Suécia.

Segundo a empresa, o teste foi um recorde na categoria e por isto mereceu registro no Guinness World Records e “serviu para provar que a tendência de máquinas autônomas em mineração, veio para ficar”. O recorde anterior pertencia à empresa de mineração BHP Billiton, com a solução Epiroc Pit Viper 271. Neste caso, a perfuração havia sido feita no oeste da Austrália a partir de um centro de controle em Perth, a 1.300 km de distância.

A perfuração remota permite que o controle e operação sejam feitos a partir de grandes áreas metropolitanas, como demonstrado por este caso em Estocolmo. “Isso amplia muito as possibilidades para uma mineradora em relação à mão de obra, pois não é necessário que os operadores das minas tenham disponibilidade de viagens e estadias prolongadas nos locais de perfuração. Os profissionais não precisam se deslocar para regiões longínquas, e viver por longos períodos de distância de suas famílias. A oferta de mão de obra fica muito maior e consequentemente melhor”, informa a Epiroc.

Um outro aspecto relevante nessa operação é a segurança, pois os controladores ficam longe dos riscos, já que a operação é feita a partir de uma sala de operações distante da frente de perfuração.

O atraso na transmissão de informações, devido à distancia, foi um obstáculo superado com a utilização de uma rede de conexão terrestre de fibra ótica.