EQUIPAMENTOS

Epiroc expande frota elétrica

20/12/2018

 

A Epiroc está ampliando sua frota de emissão zero, totalmente elétrica, com a segunda geração de carregadeiras subterrâneas, caminhões de transporte e equipamentos de perfuração. Estas máquinas utilizam baterias elétricas que proporcionam diversas vantagens, entre as quais melhoria da saúde e da segurança dos operadores, redução das emissões de gases de efeito estufa e diminuição dos custos operacionais. “Estamos liderando um trabalho extenso em direção à sustentabilidade na mineração por meio de equipamentos alimentados por baterias elétricas e com emissão zero. A mais recente iniciativa foi o evento denominado Power Change Days, promovido na Suécia, para o lançamento de nossa segunda geração de carregadeiras de 14 e 18 toneladas movidas à bateria, nosso caminhão de 42 toneladas e nossa família de equipamentos de perfuração de tamanho médio, incluindo equipamentos para desenvolvimento de galerias, equipamentos para perfuração de produção e reforço de rochas”, diz Stevan Topalovic, Vice-presidente da divisão de Marketing de Escavação Subterrânea da Epiroc. 
 
O Power Change Days aconteceu em Örebro, na Suécia, e destacou o conhecimento e desenvolvimento das indústrias na área de sustentabilidade. “A mina do futuro é livre de dióxido de carbono, digitalizada e autônoma. Isso requer novos sistemas de controle, equipamentos aprimorados e sistemas de gerenciamento eficientes que atendam às demandas futuras por uma indústria sustentável”, afirma Anders Hedqvist, vice-presidente da divisão de Pesquisa e Desenvolvimento de Escavação Subterrânea da Epiroc. 
 
A localidade de Örebro foi escolhida em função da torre de controle automatizada, que a Epiroc implantou como piloto, centro de pesquisas e também como show-room de suas principais tecnologias para gestão digitalizada de minas. Para desenvolver a segunda geração de sua frota de veículos elétricos, a Epiroc firmou parceria com a Northvolt e ABB, para atender às altas exigências da indústria de mineração em relação à segurança, desempenho e confiabilidade.