ANGLO AMERICAN

Engajamento da comunidade de Barro Alto

20/04/2017

 

A Anglo American participou da criação do Fórum de Desenvolvimento Econômico da cidade de Barro Alto (GO), uma iniciativa em parceria com o Governo municipal que tem como foco engajar a comunidade para fortalecer a economia local. O mesmo processo foi adotado na cidade de Niquelândia (GO), no final de 2016, sob o nome de Arranjo de Desenvolvimento Econômico. 
 
O projeto começou em 2015 quando a Anglo e a ONG Agenda Pública trabalharam na identificação dos atores locais do desenvolvimento, no levantamento de indicadores e na criação de comitês em cada comunidade de Niquelândia e Barro Alto (GO). A partir de então, foram realizados cursos sobre políticas de desenvolvimento econômico, atração e captação de investimentos para lideranças políticas, setores empresariais, servidores públicos e entidades da sociedade civil. No último ano a parceria trabalhou na elaboração de uma estratégia para planejamento e execução de ações que garantissem a continuidade econômica dos municípios em médio e longo prazo. Assim, o Fórum e o Arranjo para o Desenvolvimento Econômico foram os instrumentos criados para fazer com que essa estratégia se desenvolva.
 
O Fórum e o Arranjo de Desenvolvimento Econômico estão alinhados com o Anglo American Social Way, política global de desenvolvimento socioeconômico da companhia. Um dos principais pilares dessa política é proporcionar a uma contribuição duradoura e positiva para os países e comunidades onde a Anglo American opera, para que o desenvolvimento local aconteça. “O fortalecimento da gestão pública traz benefícios para todos: governantes, comunidade, empresas locais e para a própria Anglo American.”, reforça Liomar Vidal, coordenador de Gestão Social da Anglo American.