FEIRAS

Emina recebe quase 2 mil pessoas em primeira edição

15/12/2016

 

A primeira feira internacional de mineração de Parauapebas (Emina) recebeu quase duas mil pessoas durante os quatro dias de eventos. O congresso ofereceu 40 horas de cursos, palestras e trabalhos técnicos voltados ao setor; representantes de 24 multinacionais marcaram presença, além de outras dezenas de empresas prestadoras de serviços. “Em um ano marcado por uma crise sem precedentes na economia brasileira, acredito que a Emina foi um sucesso. Não apenas pelos números registrados de participação, mas também pelo retorno que trouxemos para a economia da cidade”, comemora Dafne Fonseca, diretora da Formulae e organizadora da feira.

Os dias de evento movimentaram o segmento receptivo - que envolve hotéis, traslados, restaurantes, passeios e compras -, além da contribuição para fomentar negócios junto a fornecedores e tomadores de serviços de diversas áreas. “Sem apoio financeiro de nenhuma entidade, acredito que fizemos mágica, e mostramos o potencial que Parauapebas tem. Espero que em 2018 possamos unir forças com o poder público e mineradoras, a fim de realizarmos a segunda edição da Emina”.

“A feira atendeu a nossa expectativa. Divulgamos nossa empresa, fizemos alguns contatos, tivemos solicitações de propostas. Como nós atendemos tanto as indústrias quanto as residências, todo mundo é um cliente em potencial para a gente. Espero participar das demais feiras”, disse Natanael Lima, sócio diretor da HC Ambiental. “Acredito que o evento tenha rompido alguns paradigmas por ter sido realizado na região. Os principais pontos positivos foram o nível dos estandes, das empresas participantes e a estrutura de estande disponibilizada pela organização do evento. Conseguimos bons resultados, pois decidimos focar em tecnologia, e os clientes (Vale) tiveram um melhor contato com as ferramentas e puderam entender melhor sua aplicação. Na próxima edição avaliaremos novamente a nossa participação”, afirmou Brunno Cavalcante, do Grupo Sotreq.

A importância do evento para a cidade também foi destacada pela presença de autoridades como o prefeito eleito Darci Lermen, o seu vice Sérgio Balduíno, e Marily Germano, palestrante e diretora de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Governo do Estado do Pará.A Feira Internacional de Mineração de Parauapebas contou com apoio institucional da Prefeitura Municipal; da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ); do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado Espírito Santo (Sindifer); e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade.