INOVAÇÃO

Embrapii e Finep facilitam financiamento

25/01/2018

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) firmaram parceria com o objetivo de agilizar o financiamento de projetos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na indústria brasileira. O acordo possibilitará crédito de longo prazo a empresas que desejam desenvolver projetos com Unidades Embrapii. 
 
O projeto prevê recursos a empresários que financiem a contrapartida que o modelo Embrapii exige. A empresa de PD&I irá financiar 1/3 dos valores de projetos de PD&I realizados em parcerias com suas Unidades (42 institutos de pesquisa em todo o Brasil). Este 1/3 é não-reembolsável, ou seja, não precisa ser devolvido no fim do projeto. O restante do valor para o projeto (2/3) é dividido entre a empresa parceira e a Unidade. 
 
A Embrapii será responsável pela intermediação entre as empresas e suas unidades, com o objetivo de aumentar a geração de negócios e impulsionar o desenvolvimento econômico. Enquanto isso, a Finep irá analisar as solicitações de financiamento apresentadas pelas empresas em parceria com as Unidades, além de indicar às empresas possibilidades dos contratos com os Bancos de Desenvolvimento e Agentes Financeiros do Programa INOVACRED. “Precisamos aumentar a competitividade da indústria nacional, o que depende em grande parte da sua capacidade inovadora. No entanto, inovar tem um custo. Com os recursos que serão garantidos pela Finep, oferecemos uma oportunidade para viabilizar a execução da ideia”, destacou o diretor-presidente da Embrapii, Jorge Guimarães. "Não existe país desenvolvido que interrompa investimento em ciência, um tema que requer apoio contínuo. Não é como construir uma ponte, que você pode parar e seguir à frente. Sem tecnologia brasileira, nosso déficit será de gerações inteiras. A Finep quer sempre seguir no centro do Sistema Nacional de C,T&I", diz o presidente, Marcos Cintra. 
 
A cooperação prevê que empresas de todos os setores possam solicitar financiamento à Finep, desde que apresentem um projeto de inovação de produtos, processos ou serviços nas áreas de atuação da Embrapii, como: biotecnologia, agronegócio, engenharia, eletrônicos, Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, entre outros.