Eleitos presidente e vice-presidente do Conselho Diretor

16/11/2021
Ricardo Carvalho, da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) como novo presidente para o biênio 2021/2023.

 

O Conselho Diretor da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) elegeu Ricardo Carvalho, da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) como novo presidente para o biênio 2021/2023. O novo primeiro vice-presidente será Ricardo Figueiredo, da Alubar Metais e Cabos. Os executivos eleitos já integravam o Conselho Diretor da ABAL. Janaina Donas é a presidente-executiva da associação.

Ricardo Carvalho é bacharel em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e possui MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade Getulio Vargas (FGV). O executivo tem 40 anos de experiência profissional no setor minero-metalúrgico, especialmente em alumínio, trabalhando por 20 anos na Alcoa nas áreas Refinaria e Salas Fornos. De 1999 a 2004, assumiu a função de diretor do Negócio Níquel, na primeira passagem pela Votorantim Metais, atual Nexa Resources. Entre 2004 e 2014 atuou na Vale como diretor do Alumínio, depois diretor de Operações de Metais Básicos.

Em 2014, Carvalho retornou à Votorantim como diretor do Negócio Alumínio e liderou a redefinição da estratégia do negócio e o spin-off da CBA com a Nexa. 

Desde junho de 2016, é diretor-presidente da CBA, responsável pela implementação da estratégia de longo prazo dos negócios Primários, Transformados e Energia; além da gestão do Negócio Níquel.

Já Ricardo Figueiredo é Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal de Pernambuco e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua há mais de 40 anos na indústria de condutores elétricos e iniciou carreira na Pirelli S/A, atual Prysmian, em 1980.

Em 1990, ele assumiu o cargo de gerente de Operações na fábrica de fios e cabos elétricos da Alcoa Alumínio S/A e, em 1999, ingressou na Brasfio, empresa de fios e cabos elétricos de cobre para energia e telefonia, como diretor Industrial.

Em 2003 iniciou suas atividades na Alubar como diretor-executivo e, em 2017, ingressou no Conselho de Administração do Grupo Alubar. Em novembro de 2019 foi eleito representante do Conselho Diretor da ABAL para o biênio 2020-2021, como membro efetivo do grupo de fabricantes de fios e condutores elétricos.