LEGADO VERDES

Edital para pesquisa científica no Cerrado

20/06/2018

 

O Legado Verdes do Cerrado, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), lançou edital onde pesquisadores doutores, que realizam trabalhos sobre a fauna e a flora do Cerrado, terão a oportunidade de aprimorar seus estudos. O edital vai selecionar especialistas interessados em executar projetos de conservação da natureza dentro do Legado, em Niquelândia (GO), uma das maiores áreas privadas de Cerrado conservado do País, de propriedade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). 
 
As inscrições para o edital devem ser feitas até o dia 2 de julho por meio do site http://www.fapeg.go.gov.br/oppfapeg/#/chamadas, no qual consta o edital com os requisitos para submissão das propostas e o cronograma das etapas de seleção. O edital é aberto a pesquisadores com título obtido em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu recomendado pela Capes ou formalmente convalidado no Brasil, se obtido no exterior; residentes e domiciliados no Estado de Goiás; e com vínculo profissional com Instituições de Ensino Superior (IES) ou em Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) do Estado de Goiás.
 
As propostas devem estar relacionadas a um dos três campos temáticos: levantamento da fauna e da flora local, elaboração de estudo da hidrografia e estudo do impacto ambiental das zonas de cultivo. Serão prioritários na seleção projetos que representem esforços de médio e longo prazo para atingir resultados duradouros na conservação dos habitats e espécies do Legado. O período de desenvolvimento das pesquisas deverá ser de 12 a 24 meses. As propostas aprovadas receberão apoio financeiro do Legado Verdes do Cerrado e da Fapeg. O resultado final será divulgado no dia 6 de setembro. “Investir em pesquisa científica e gerar conhecimento para a sociedade é o caminho para que a conservação do Cerrado e a produção responsável de alimentos prosperem de maneira harmoniosa”, afirma David Canassa, diretor da Reservas Votorantim.