CPRM

Disponibilização de dados aerogeofísicos

06/07/2017

 

A CPRM lançou oficialmente, dia 29 de junho, o programa de disponibilização gratuita de dados aerogeofísicos com o objetivo de atrair novos investimentos e fomentar o setor mineral brasileiro. “Essa ação, definida como um dos pilares principais pela Diretoria Executiva da empresa para fomentar o setor mineral brasileiro, constitui um programa contínuo e prioritário de disponibilização de dados e informações geocientíficas à sociedade”, destaca Eduardo Ledsham, diretor-presidente da CPRM. Foram disponibilizados no Banco de Dados da CPRM (GeoSGB) os dados brutos e processados, em formato XYZ, dos levantamentos finalizados pela CPRM até 2016, de 21 projetos aerogeofísicos, da série 1.000 e seus respectivos relatórios técnicos de aquisição. 
 
Com o lançamento o visitante terá acesso a informações de aerolevantamentos magnetométricos/gamaespectrométricos, incluindo os aerolevantamentos da região da Reserva Nacional do Cobre e Associados (RENCA), quanto os aerolevantamentos eletromagnéticos realizados no Nordeste e região de Minas Gerais, além do aerolevantamento gravimétrico/magnetométrico realizado no Carajás. “É a reposta da empresa, a uma demanda antiga da comunidade científica e do setor mineral”. Ledsham informa ainda que cerca de 95% do embasamento cristalino do Brasil já esta mapeado  com modernos métodos e equipamentos  de ponta.  
 
Inicialmente, os downloads dos dados dos projetos aerogeofísicos estarão disponíveis no GeoSGB entre as 18:00h e 07:00h, de segunda `sexta-feira. Os dados aerogeofísicos e geoquímicos da CPRM, além dos mapas geológicos e outras informações são disponibilizados no Sistema GeoSGB, acessado através do site da CPRM. O endereço para acesso das imagens geotiffs e dados XYZ dos projetos podem ser conferidos pelo site http://geowebapp.cprm.gov.br/ViewerWEB/index_aerogeofisica.html.