MINÉRIO DE FERRO

Descoberta de Carajás completa 50 anos

31/07/2017

 

Neste 31 de julho, a Vale está comemorando 50 anos da descoberta de Carajás, hoje a maior mina de minério de ferro do mundo. Foi nesta data, em 1967, que o helicóptero no qual estava o geólogo Breno Augusto dos Santos, realizou um pouso de abastecimento em uma clareira da Serra Arqueada, que hoje faz parte da chamada Província Mineral de Carajás.

Breno dos Santos chefiava uma equipe da US Steel, também integrada pelos geólogos Erasto de Almeida e João Ritter, que estava em um programa de exploração em busca de manganês.

Quando do pouso, o geólogo percorreu o local para examinar algumas rochas e quando bateu com seu martelo em uma rocha, verificou que se tratava de hematita (minério de ferro) e não manganês.

A descoberta viria a mudar a história da Vale e do minério de ferro no Brasil, que já era um importante produtor de ferro. Hoje a Vale tem em Carajás seu principal complexo de produção, não só de minério de ferro mas também de cobre e ouro.

Veja parte da história da mais importante descoberta mineral da história recente, assistindo ao vídeo com depoimentos de dois dos personagens que viveram essa aventura: https://www.youtube.com/watch?v=cH7Opx6Sfs8