ENERGIA LIMPA

Demanda por metais e minerais deve crescer

20/07/2017

 

O Banco Mundial divulgou novo relatório que ressalta os potenciais impactos que a transição por energias mais limpas podem ter sobre a demanda de muitos metais e minerais. Usando baterias de armazenamento de energia eólica e solar como exemplos-chave de tecnologias de energia de baixo carbono ou "verde", o relatório "O papel crescente de minerais e metais para um futuro de baixo teor de carbono" examina os tipos de minerais e metais que sofrerão aumento de demanda para manter a temperatura média global na média de 2° C. 
 
De acordo com o relatório, alumínio, cobre, chumbo, lítio, manganês, níquel, prata, aço, zinco e terras raras, como índio, molibdênio e neodímio terão aumento na demanda. O exemplo mais significativo são as baterias de armazenamento elétrico, onde o aumento nos metais relevantes (alumínio, cobalto, ferro, chumbo, lítio, manganês e níquel) deve ser acima de 1000%. 
 
O relatório mostra que uma mudança para um futuro com baixas emissões de carbono poderia resultar em oportunidades para países ricos em minerais, mas também aponta para a necessidade desses países assegurarem que eles tenham estratégias de longo prazo que lhes permitam tomar decisões de investimento plausíveis. “Com um melhor planejamento, os países ricos em recursos podem aproveitar o aumento da demanda para fomentar o crescimento e o desenvolvimento", disse Riccardo Puliti, Diretor Sênior e Chefe da Prática Global de Energia e Indústrias Extrativistas no Banco Mundial. "Países com capacidade e infraestrutura para abastecer os minerais e os metais necessários para tecnologias mais limpas têm uma oportunidade única de crescer suas economias e desenvolverem seus setores de mineração de forma sustentável". 
 
A demanda por metais individuais e minerais refletirá a combinação de componentes de tecnologias com baixa emissão de carbono, correspondente às mudanças econômicas e aos desenvolvimentos técnicos. Para se posicionar bem, os países precisarão de fontes confiáveis de dados econômicos e inteligência de mercado, bem como a capacidade de transformar informações em planos, investimentos e operações sustentáveis. Com base nas tendências atuais, espera-se que o Chile, o Peru e (potencialmente) a Bolívia desempenhem um papel fundamental no fornecimento de cobre e lítio; O Brasil é um fornecedor-chave de bauxita e minério de ferro; Enquanto o sul da África e a Guiné serão vitais no esforço para atender à crescente demanda de platina, manganês, bauxita e cromo. A China continuará a desempenhar um papel de liderança nos níveis de produção e reserva em praticamente todos os metais-chave necessários em cenários com baixa emissão de carbono. A Índia é dominante em ferro, aço e titânio, enquanto a Indonésia, Malásia e Filipinas têm oportunidades com bauxita e níquel. 
 
O aumento das atividades de extração e produção também pode ter impactos significativos nos sistemas locais de água, ecossistemas e comunidades. À medida que os países desenvolvem suas dotações de recursos naturais, será fundamental que a sustentabilidade, proteção ambiental e opções de reciclagem de materiais sejam integradas em novas operações, políticas e investimentos. A análise destina-se a apoiar decisões políticas e outras partes interessadas nas áreas de extrações, energia limpa e mudanças climáticas para melhor compreender as questões envolvidas e identificar áreas de interesse comum.