SETOR MINERAL

CPRM disponibiliza dados aerogeofísicos

25/05/2017

 

Com objetivo de atrair novos investimentos e fomentar o setor mineral, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) liberou gratuitamente os dados brutos, em formato XYX, dos levantamentos aerogeofísicos de seu acervo. “Estão sendo disponibilizados no GeoSGB, Banco de Dados da CPRM, inicialmente os dados brutos (XYZ) de 95 projetos aerogeofísicos, da série 1.000 e seus respectivos relatórios técnicos de aquisição. No decorrer deste ano os demais projetos serão disponibilizados para download”, explica o diretor-presidente da CPRM, Eduardo Ledsham. 
 
A iniciativa irá universalizar o acesso aos dados aerogeofísicos existentes no Brasil. “É a reposta da empresa a uma demanda antiga da comunidade científica e do setor mineral.” Segundo Ledsham, cerca de 95% do embasamento cristalino do Brasil já estão mapeados com modernos métodos e equipamentos de ponta. O chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE) da CPRM, Luiz Gustavo Rodrigues Pinto, avisa que inicialmente os downloads dos dados dos projetos aerogeofísicos estarão disponíveis no GeoSGB durante a semana entre as 18:00h e 07:00h. 
 
Os dados aerogeofísicos e geoquímicos da CPRM, além dos mapas geológicos e outras informações relevantes, são disponibilizados no Sistema GeoSGB, acessado através do site da http://geowebapp.cprm.gov.br.