GEOLOGIA

CPRM cria Núcleo de Inovação Tecnológica

22/12/2017

 

Com o objetivo de impulsionar as pesquisas geocientíficas no País, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançou o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-SGB), em solenidade realizada no escritório do Rio de Janeiro. Com isto, a CPRM torna-se apta a pleitear os benefícios da Lei de Inovação e Tecnologia, facilitando a implantação e operacionalização dos laboratórios de Mineralogia e Isotopia de baixa e alta temperatura. 
 
A iniciativa busca colocar a empresa na vanguarda dos avanços tecnológicos, científicos e de inovação, fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do País. “Estamos numa busca incessante pela inovação, para responder adequadamente aos anseios da sociedade naquilo que é o papel de um serviço geológico”, afirmou o diretor-presidente Esteve Colnago em seu discurso.
 
Colnago destacou que, com o NIT-SGB, a CPRM poderá ter acesso a novas fontes de recursos e incentivos fiscais previstos na Lei de Inovação e Tecnologia. “Teremos maior flexibilidade operacional, possibilidade de expandir as parcerias necessárias para o desenvolvimento técnico-científico e isenção tributária para a importação de equipamentos para os nossos laboratórios”, disse.
 
O diretor-presidente anunciou também que em breve será firmado, em Brasília, no Ministério de Minas e Energia, acordo entre a CPRM, Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Petrobras, que possibilitará a modernização do Museu de Ciências da Terra e sua estrutura de pesquisa, o compartilhamento da rede de laboratório da CPRM e a implantação do Centro de Referência em Geociências, uma rede integrada de laboratórios microanalíticos de uso múltiplo.
 
A solenidade de lançamento contou também com apresentação de renomados cientistas, como Eliseu Alves, ex-presidente da Embrapa, Otaviano Pessoa Neto, gerente geral de Geologia e Petrofísica da Petrobras, Marcelo Viana, diretor geral do Impa e Breno Augusto dos Santos, conselheiro de Brasil Mineral e geólogo responsável pelas descobertas dos depósitos de Carajás.