GEOLOGIA

CPRM ajuda em novo mapa do Suriname

28/05/2019

 

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) contribuirá para o desenvolvimento do “Novo Mapa Geológico do Suriname – Preparações para a contratação de levantamento aerogeofísico e organização de base de dados geológicos”. O projeto conta com a intermediação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pretende dar o suporte técnico ao Serviço Geológico do Suriname (GMD) para a atualização do mapa geológico do país e a organização da sua litoteca. A última versão do mapa geológico do Suriname é de 1977. O projeto terá cinco etapas, onde haverá o intercâmbio entre os técnicos das duas instituições nas áreas de geofísica, mapeamento geológico e litoteca.

Entre os dias 29 de abril e 17 de maio, o chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE), Luiz Gustavo Rodrigues Pinto, esteve presente em Paramaribo, Capital do Suriname, onde desenvolveu a primeira etapa do projeto, que foi a da preparação do edital para a contratação, por parte do governo local, de aerolevantamentos geofísicos, magnetometria e gamaespectrometria. “O GMD sugeriu essa parceria com a CPRM devido à vasta experiência que a CPRM possui na aquisição e utilização dos levantamentos aerogeofísicos no território brasileiro para o mapeamento geológico e exploração mineral”, explica Luiz Gustavo.

O encontro possibilitou que o Serviço Geológico do Suriname conhecesse a vasta gama de atividades desenvolvidas pela CPRM nos últimos anos e o potencial que dados aerogeofísicos fornecem aos geólogos para o desenvolvimento de suas atividades. “O GMD é muito carente de recursos humanos e financeiros. São apenas seis geólogos para desenvolver atividades ligadas à geologia, requerimentos de exploração de mineração e fiscalização das minerações de todo o país. Essa possibilidade de transferirmos o conhecimento que a CPRM adquiriu em seus 50 anos de história é um reconhecimento internacional da qualidade dos produtos desenvolvidos e disponibilizados pela CPRM de forma gratuita para a comunidade”, destaca Luiz Gustavo.