CARVÃO

Copelmi iniciará obras da mina Seival

23/03/2016

 

Os trabalhos de terraplanagem da mina de carvão Seival começarão em maio e as obras civis no 3º trimestre deste ano. O carvão abastecerá a termelétrica Pampa Sul/Miroel Wolowski, da Engie Tractebel Energia que está com as obras em andamento. Ambos os complexos operarão no município de Candiota, sendo que a mina é de responsabilidade da Seival Sul Mineração (uma controlada do grupo Copelmi).

A expectativa é que a obra seja finalizada no 2º trimestre de 2017, para iniciar a mineração em 2018. A mina da Seival fornecerá cerca de 2 milhões de toneladas de carvão por ano para o empreendimento da Tractebel. A criação de empregos deverá ficar entre 300 e 400 postos de trabalho. O investimento no complexo será de aproximadamente R$ 103 milhões (números de 2014), mas que deve ser atualizado em breve.

O Diretor da Copelmi, Carlos Faria, afirmou que a mina tem reserva de 600 milhões de toneladas de carvão, das quais 350 milhões de toneladas certificadas e o restante em processo de certificação. A intenção é que a estrutura forneça combustível para a usina da Tractebel e, futuramente, para dois outros projetos da empresa Eneva (quando essas iniciativas saírem do papel).

Outro assunto muito aguardado pelo setor carbonífero é a realização do leilão de energia a ser feito pelo Governo Federal em 29 de abril. Os projetos vencedores do certame viabilizam a comercialização da energia a ser produzida. O presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan, comenta que o desfecho desse tema dependerá do encaminhamento que será dado pelo governo federal.