ALUMÍNIO

Consumo de produtos cresce 7,5%

12/09/2019

 

Segundo levantamento da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), o volume comercializado de produtos de alumínio no mercado interno somou 731,8 mil toneladas no 1º semestre de 2019, um crescimento de 7,5% sobre o mesmo período do ultimo ano.

O segmento de embalagens alavancou o crescimento do segmento, com 11,1%. Isto é explicado pelo alto consumo de chapas de alumínio, empregadas na fabricação de embalagens. O produto registrou um volume de 349,6 mil toneladas no semestre, elevação de 16% em relação ao mesmo semestre de 2018. "Estamos assistindo à substituição, de forma cada vez mais rápida, de diversos materiais por alumínio, principalmente nas áreas de alimentos, medicamentos e de bebidas", explica, Milton Rego, presidente da Abal. A tendência é que o segmento de embalagens continue sustentando o crescimento do setor nos próximos anos.

Milton prevê que o consumo de produtos de alumínio seja retomado já no final deste ano ou no início de 2020, atingindo 1,5 milhão de toneladas – nível já alcançado em 2013. "Chegamos até a imaginar um crescimento maior neste 1º semestre. Mas, apesar da revisão para baixo, a nossa recuperação segue de forma consistente", garante.

No primeiro semestre de 2019, a Balança Comercial da Indústria Brasileira do Alumínio manteve superávit – US$ 781 milhões FOB –, com exportações de US$ 1.794 milhões e importações de US$ 1.013 milhões. Os destaques foram as receitas provenientes das exportações de alumina.