ÁREAS MINERADAS

Concurso de projetos para utilização

12/04/2018

 

A Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) lançaram o 1° Concurso de Projetos de Destinação de Áreas Mineradas para Utilização Econômica e Social. O concurso visa difundir no meio universitário paulista e população em geral o conceito de que a mineração, após cumprir sua missão de abastecer as cadeias produtivas com insumos minerais, pode ter novas aplicações de alto interesse social, econômico e turístico em áreas exauridas. “A raia olímpica da USP, onde diversos atletas treinam esportes aquáticos, e o parque do Ibirapuera são dois exemplos concretos de antigas áreas de mineração de areia que tiveram uma redestinação e atualmente servem de lazer para a população”, afirma o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles. 
 
Estão aptos a participar do concurso estudantes regularmente matriculados e cursando universidades em todo o estado de São Paulo. Os trabalhos podem ser realizados em equipes de até cinco pessoas. “A escola politécnica está muito feliz em realizar essa parceria. Desejamos desenvolver políticas públicas de médio e longo prazo com projetos de estado para a sociedade”, afirmou a diretora da Poli/USP, Liedi Bernicci. 
 
O concurso é dividido em duas modalidades: Mineração em Cavas e Mineração em Meia Encosta. Os projetos deverão ser realizados com base em áreas mineradas exclusivamente no Estado de São Paulo. Os três melhores projetos de cada modalidade serão premiados com troféus e certificados entregues em solenidade, que será realizada no dia 10 de setembro. Os projetos devem ser inscritos entre os dias 30 de abril e 30 de junho. O edital pode ser conferido no site da USP na área do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo e Núcleo de Pesquisa para a Mineração Responsável no endereço eletrônico www.usp.br/nap.mineracao/concurso-destinacao-areas-mineradas.