SANDVIK

Compra da Artisan Vehicle Systems

31/01/2019

 

A sueca Sandvik adquiriu a Artisan Vehicle Systems, fabricante de equipamentos de mineração subterrânea a bateria, com sede em Camarillo, estado da Califórnia, nos Estados Unidos. A sua tecnologia principal é baterias, motores elétricos, eletrônica de potência, software e sistemas de controle.

As carregadeiras e caminhões de mineração subterrânea da Artisan são projetados com motorizações elétricas de bateria de alta potência, altamente confiáveis e testadas em campo. “Estou satisfeito em ver a aquisição estratégica da Artisan logo após a inauguração do moderno Centro de Inovação e Desenvolvimento de Eletrificação de Baterias da Sandvik em Turku, na Finlândia, em 2018. Isso está de acordo com a nossa ambição de ser líder no mercado de soluções de veículos movidos a bateria”, afirma Lars Engström, presidente da Sandvik Mining and Rock Technology.

A Artisan será uma Unidade de Negócios na Divisão de Carregamento e Transporte da Sandvik Mining and Rock Technology. “A área em que a Artisan está localizada é pioneira no desenvolvimento de veículos elétricos. Nossa nova base de P&D complementará o conjunto de habilidades que temos na Finlândia. A combinação de know-how e habilidades cria uma plataforma muito forte”, destaca Mats Eriksson, presidente da Divisão de Carregamento e Transporte da Sandvik Mining and Rock Technology.

A Artisan é uma start-up, com faturamento de US$ 12,3 milhões em 2017 e tem aproximadamente 60 colaboradores. As duas empresas decidiram não divulgar o valor da negociação a ser concluída no 1º trimestre de 2019. O negócio é inicialmente neutro em relação ao lucro por ação.