17/05/2018
INTERCEMENT

Cimento sustentável a partir de resíduos

Empresa que atua na produção de cimento e derivados, a InterCement desenvolve, em parceria com o IPT, desde 2013, projeto para tornar viável economicamente um cimento sustentável desenvolvido a partir de resíduos de construção e demolição (RCD). O estudo é tema de um vídeo recém-lançado que explica a tecnologia empregada para o aproveitamento destes materiais e sua aplicação em uma via localizada na RMSP para a avaliação de desempenho.

As equipes técnicas coletaram resíduos na Grande São Paulo, como cerâmica vermelha de olarias, concreto de concreteiras da InterCement, cimentícios de usinas de reciclagem, mistos de áreas de transbordo e triagem e solo urbano de áreas de aterro. “Este conjunto de materiais processados e ensaiados permitiu obter o cimento de RCD”, explica o pesquisador responsável pelo Laboratório de Materiais de Construção Civil do IPT, Valdecir Quarcioni.

Amostras do cimento sustentável, também conhecido como ‘cimento verde’, foram utilizadas para a pavimentação de uma via na cidade de Guarulhos, em parceria com a Proguaru – Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos, a fim de avaliar o desempenho das misturas.

 

Veja também

11/07/2018
BARRAGEM DE FUNDÃO | Como estão as áreas afetadas pelo acidente?
29/06/2018
VOTORANTIM CIMENTOS | Fábrica de Xambioá recebe prêmio
20/06/2018
LEGADO VERDES | Edital para pesquisa científica no Cerrado
14/06/2018
CIMENTO | Com greve, vendas caem mais de 20%
07/06/2018
CIMENTO | Setor perde Jorge Rudney Atalla
29/05/2018
TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS | MRN assina acordo com a USAID