EMISSÕES

Cetesb avalia Complexo de Tubarão

22/11/2017

 

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), do Espírito Santo contratou a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para auxiliar na análise técnica que visa propor um conjunto de medidas para redução e verificação das taxas de emissão de poluentes atmosféricos no Complexo Industrial de Tubarão, na Grande Vitória (ES). O acordo foi assinado pelo presidente da Cetesb, Carlos Roberto, e a diretora-presidente do Iema, Andreia Pereira Carvalho.

Pelo acordo, a Cetesb avaliará a eficiência e a eficácia das condições das instalações das empresas, as medidas de controle ambiental dos procedimentos operacionais que interferem nas emissões atmosféricas e os equipamentos de controle existentes no Complexo capixaba. A Cetesb recomendará medidas de adequações nas condições e nas metodologias dos planos de monitoramento das emissões atmosféricas. Após a conclusão do trabalho, irá propor um plano de metas de redução das taxas de emissão do Complexo Industrial de Tubarão.

“Posso afirmar que é o órgão no país mais avançado em relação à questão de conhecimento em poluição do ar. Para o Estado do Espírito Santo é muito gratificante tê-la nessa parceria”, disse o secretário estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo, Aladim Cerqueira. Para Andreia Carvalho, diretora-presidente do Iema, “a contratação do serviço de análise técnica avaliará, principalmente, o controle da emissão no processo industrial, pois estamos buscando a minimização da geração de poluente e principalmente o tratamento desses poluentes”, ressaltou.

O contrato prevê, ainda, transferência de conhecimento para os técnicos do Iema. A Cetesb realizará treinamento para 15 técnicos do Iema sobre o manuseio e interpretação de dados produzidos pelo sistema de monitoramento. Além disso, será incluído no treinamento o acompanhamento de duas campanhas de medição.