ROCHAS ORNAMENTAIS

CETEM organiza dois eventos em João Pessoa

23/03/2016

 

O IX Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste (IX SRONE) e o IV Simpósio de Minerais Industriais do Nordeste (IV SIMIN) acontecem entre os dias 10 e 13 de abril, no Hotel  Tambaú, em João Pessoa, Paraíba. Os dois eventos são promovidos pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM/MCTI) com o tema geral “Uso de rochas na arquitetura e urbanismo” e “Tecnologia Mineral”.

Na área de Rochas Ornamentais o evento conta com os palestrantes Risale Neves, arquiteta da UFPE; Maria Heloísa Barros de Oliveira Frascá, geóloga da MHB Serviços Geológicos Ltda., e a engenheira de materiais Vera Pires, da Frontwave. As especialistas vão falar de atividades como “Critérios de seleção de pedra natural para fachadas”; “Conservação das rochas na arquitetura” e “Durabilidade das rochas”.

Já na parte de Tecnologia Mineral as aulas ficarão sob a orientação de Carlos Adolpho, engenheiro de minas da UFPE e UFRJ; do geólogo do IPT e UNICAMP, Marsis Cabral Junior; e dos pesquisadores do Cetem, Adão Benvindo da Luz, engenheiro de minas UFPE; Paulo Fernando Almeida Braga, engenheiro químico da UFRJ; Silvia Cristina Alves França, engenheira química pela UFRJ, o geólogo Luiz Carlos Bertolino da UFRJ; Paulo Cabral de Melo, do engenheiro de minas da UFPE; o economista Gilson Ezequiel Ferreira da UFJF, e o engenheiro de minas Antônio Rodrigues Campos, da UFPE. Os pesquisadores abordarão temas específicos do setor como “Água na mineração”; “Minerais industriais cerâmicos: mercado, tecnologia e oportunidades” e “Viabilidade econômica de empreendimentos mineiros”.

O CETEM/MCTI tem a parceria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além do apoio do Governo do Estado da Paraíba e do SEBRAE/PB. O IX SRONE, o IV SIMIN e a ExpoROMINN integram as atividades comemorativas dos 38 anos do CETEM, e dos 40 anos de criação do Curso de Engenharia de Minas da UFCG.

Os dois eventos aguardam a participação de 400 pessoas e a Comissão Organizadora já recebeu 180 trabalhos técnicos e científicos inéditos a serem apresentados nos quatro dias de simpósios. Os simpósios têm como público específico arquitetos, engenheiros, geólogos, empresários do setor mineral, professores e estudantes de áreas afins. Maiores informações podem ser obtidas no site http://srone-simin2016.com.br/site/;  pelo folder http://srone-simin2016.com.br/srone-simin2016.pdf. O contato direto com a organização do evento pode ser feito via e-mail [email protected]