LABORATÓRIOS

Cetem inaugura LACON no Rio de Janeiro

22/09/2016

 

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) inaugurou, no dia 16 de setembro, o Laboratório de Conservação e Alterabilidade de Materiais de Construção (LACON). O laboratório representa um avanço nos estudos já desenvolvidos pelo Cetem, na área de caracterização e alterabilidade de rochas ornamentais (mármores, granitos e rochas afins) e caracterização de argamassas e tintas, além de fortalecer a parceria entre o Cetem e a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (IPHAN-RJ), firmada em 2014.

A parceria visa o desenvolvimento de estudos que auxiliem técnica e cientificamente no diagnóstico do estado de conservação de materiais construtivos de bens imóveis tombados. O LACON conta com um grande número de instrumentos portáteis que permitem ensaios não destrutivos, têm a função de descobrir patologias nos materiais pétreos e suas causas, bem como auxiliar o IPHAN-RJ no estudo de procedimentos de conservação e restauro que sejam compatíveis com materiais.

As análises do LACON visam identificar os tipos de rochas utilizados na estrutura e/ou revestimentos dos edifícios tombados. Após a análise é realizada a caracterização física e química da rocha, avaliação do grau de porosidade, massa específica e absorção de água, dentre outros parâmetros. Ao final de cada estudo, o Cetem emite um relatório técnico informando se a composição da rocha foi alterada ou não, embasando a escolha de produtos e procedimentos.

Até o momento já foram realizados estudos de caracterização e alterabilidade das rochas que recobrem o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Museu da Quinta da Boa Vista, Fazenda do Capão do Bispo, Igreja de São Francisco da Prainha, Banheiras Históricas da Floresta da Tijuca, Prédio e Armazéns da Cia. de Navegação Costeira e as calçadas de pedras portuguesas de Copacabana e Vila Isabel, o Paço Imperial, Cristo Redentor, Parque Lage, a igreja da Candelária, o Mosteiro de São Bento, a Cia. Docas (IPHAN-RJ) dentre outros.