RECURSOS MINERAIS

CBRR quer implantar sistema de classificação

16/12/2015

 

A Comissão Brasileira de Recursos e Reservas (CBRR), formada por meio de ação conjunta da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), da Agência Brasileira para o Desenvolvimento da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB) e do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), promoveu workshop durante encontro anual do Comitê Internacional de Normas de Declaração de Recursos Minerais (CRIRSCO - Committee for Mineral Reserves International Reporting Standards) no dia 1º de dezembro em Brasília (DF).

O encontro teve como objetivo a implementação de sistema moderno de definição e classificação de recursos minerais no Brasil. Cerca de 100 pessoas puderam conhecer mais sobre a CBRR, cujas normas são baseadas no modelo proposto peloCRIRSCO.

Harry Parker, Presidente do CRIRSCO abriu o workshop falando da atuação do Comitê e sobre suas principais atividades. “O Comitê se estabeleceu em 1994 e possui suporte direto do ICMM (International Council on Mining & Metals). O objetivo de nosso trabalho é aumentar a credibilidade da mineração em todo o mundo, alinhando e desenvolvendo ações referentes a recursos e reservas”, detalhou. Atualmente, a África do Sul, Austrália, Canadá, Chile, Estados Unidos, Mongólia, Rússia e a União Europeia são membros do CRIRSCO. “É um grande mérito para o setor que todos trabalhem juntos e com um mesmo objetivo: promover o desenvolvimento, não só da mineração, mas de toda a sociedade”, pontuou. Na sequência, Felipe Holzhacker Alves, Presidente da CBRR, explicou que a criação da Comissão não tem como objetivo alterar nenhuma lei ou código brasileiro. “Esse é um esforço coletivo de auto regulação do setor privado em busca de aumentar a competitividade. O foco principal da utilização dessas normas é o registro de Profissionais Qualificados (Qualified Professional)”. Alves disse que a CBRR faz parte de uma força tarefa de instituições que representam, hoje em dia, mais de 90% da mineração brasileira e envolve desde os prospectos iniciais até as grandes companhias multinacionais.

O Brasil tornou-se membro do CRIRSCO recentemente, em 30 de novembro, e a CBRR é a organização nacional de representação. “Estabelecer bases sólidas para a mineração brasileira incentivando investimentos e desenvolvimento, assim servindo a prosperidade do País. Queremos trazer para o Brasil as melhores e mais aceitas normas referentes a recursos e reservas, especialmente relacionadas à governança e à transparência. Países e empresas que não seguirem essa tendência perderão, sem dúvida, competitividade”, completou Felipe.

A CBRR tem ainda um Conselho Superior, três comitês (Ética, Técnico e Registro), todos compostos por seis membros, sendo dois representantes de cada uma das três instituições que a formaram (ABPM, ADIMB e IBRAM), além de um Secretariado. Os documentos da CBRR serão divulgados depois de concluídas mais algumas etapas de formalização junto ao CRIRSCO no início de 2016.