EQUIPAMENTOS

Caterpillar mostra tecnologia e know-how na MINEXpo

08/06/2016

 

A Caterpillar apresentará durante a MINExpo 2016 suas máquinas para mineração de superfície e subterrânea que ajudam empresas do setor a reduzir custos e aumentar eficiência e produtividade na mineração. O palco principal na exposição contará com apresentações que descrevem como as empresas de mineração, os revendedores Caterpillar desenvolvem trabalho em conjunto para melhorar as operações. "O desafio para todos na indústria de mineração agora é otimizar as operações para reduzir os custos, criando empresas sustentáveis para superar as crises econômicas", diz a Presidente da Caterpillar Resource Industries Group Denise Johnson. "Acreditamos que através da nossa experiência e o conhecimento de nossos negocios, combinados com tecnologias inovadoras e as nossas capacidades de análise de dados poderão ajudá-los não só a sobreviver, mas prosperar nestes tempos difíceis."

Denise foi recentemente selecionada pela Associação Nacional de Mineração (NMA) para presidir a MINExpo 2016. "Presidir esse show é uma grande honra, e é um testemunho da parceria da Caterpillar com esta indústria crítica", diz ela. "Estamos orgulhosos de ser um apoiador de longa data da NMA, e estamos animados para participar de outra MINExpo. É uma oportunidade para todos nós para aprender uns dos outros como aumentar a produtividade, controlar os custos e melhorar as operações globais. "

Na área de mineração de superfície serão apresentadas duas máquinas altamente automatizadas. Um caminhão autônomo Cat 793F CMD irá representar as frotas que operam agora na Austrália. Já a nova perfuratriz rotativa MD6420C é autônomo e equipada para aproveitar os benefícios de segurança e produtividade do Cat MineStar ™ Terrain. Este sistema de gestão de perfuração de alta precisão otimiza a utilização e melhora a perfuração em operações de detonação, guiando com precisão o operador e melhorando a precisão de perfurações em profundidade.

Além disso, o caminhão 794 AC Large Mining fará a sua primeira aparição em um show de mineração. Apresentando o mesmo trem de força de acionamento elétrico do Cat 795F AC e com capacidade de 320 toneladas, o equipamento oferece velocidade líder na sua classe, freios com trava nos quatro cantos e fácil manutenção.

A pá carregadeira hidráulica 6020B  representa a linha popular. A próxima geração de pás da Caterpillar tem design mais leve, com carga útil de 22 toneladas e 247 toneladas de peso operacional e trabalham em conjunto com caminhões fora de estrada Cat 777G.

Completando a linha de mineração de superfície estará sendo mostrada a 994K, maior carregadeira de rodas da Caterpillar, bem como equipamentos de apoio, como a recentemente introduzida Motoniveladora 18M3. O motor  3516E representa a próxima geração da Cat destaca ofertas de motores.

Um trator D10T2 em exposição mostra as características do Command para tratores, um sistema de controle e orientação remoto que faz parte do Sistema Cat MineStar.

Na mineração subterrânea a Caterpillar demonstrará equipamentos para mineração leve e pesada. A exibição terá uma abordagem totalmente nova de mineração subterrânea.  O Sistema Rock Straight anunciado recentemente é um sistema longwall totalmente mecanizado e concebido para mineração contínua de depósitos planos e tabulares e em minas de rocha dura.

A chave do sistema é a máquina de corte, desenvolvida especificamente para a extração de depósitos de rochas duras. O Rock Straight também inclui um transportador de corrente e suportes hidráulicos.

Para o carvão e outros minérios mais leves, a Caterpillar vai apresentar um novo sistema de acionamento para transportadores longwall. O sistema de engenharia de precisão tem uma pegada menor e permite velocidades de motor mais lentas ao entregar mais torque. Ao mesmo tempo, o sistema modula a aplicação de potência para reduzir tensões mecânicas no transportador de corrente. O resultado é um menor desgaste, maior tempo de atividade e maior produtividade.

A mostra da linha para mineração subterrânea também introduz a carregadeira fe subsolo R1700K (LHD). O novo modelo apresenta várias melhorias de sistemas, uma nova cabine com ergonomia melhorada e tecnologia de redução de emissões que atende a norma da EPA Tier 4 e a certifificação EU Stage IV. Complementando o R1700K estão as novas ferramentas para LHDs e um simulador Command de subsolo, o sistema Cat para operação remota e semi-autónoma de LHDs.