EQUIPAMENTOS

Caminhão da Caterpillar menos poluente

11/07/2019

 

O caminhão de Mineração da Caterpillar AC Cat® 794 está pronto para atender aos padrões de emissões de escape dos Estados Unidos exigidos pela EPA - Agência Ambiental Norte-americana. Nos testes de campo, os caminhões-piloto Tier 4 foram compatíveis com o desempenho e a produtividade superiores das versões equivalentes do Tier 2 do 794 AC. Os caminhões Tier 4 também entregaram custos operacionais mais baixos, reduzindo o consumo de combustível diesel.
 
O 794 AC da classe de 320 toneladas (290 toneladas) apresenta o motor diesel Cat C175-16. O caminhão Tier 4 é equipado com um sistema de pós-tratamento de exaustão que usa um sistema de redução catalítica seletiva (SCR) e fluido de escapamento de diesel para reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio. A Caterpillar selecionou a solução de SCR, porque fornece a conformidade de emissões finais Tier 4 mais robusta e confiável, sem sacrificar o desempenho do motor.
 
O projeto modular de SCR adotado de outras máquinas de produção Caterpillar minimiza novas alterações de conteúdo e design para o 794 AC. Projetado para facilitar a manutenção com componentes acessíveis, o sistema de pós-tratamento é alinhado com os intervalos de manutenção preventiva do caminhão para manter a alta disponibilidade. Esta plataforma de emissões Cat é comprovada por mais de 20 milhões de horas de operação no campo.
 
A Caterpillar está usando a mesma plataforma de pós-tratamento de escape no processo para obter a certificação EU Stage V do 794 AC. O processo de certificação do Estágio V está atualmente em andamento.
 
O projeto Final 794 AC do Tier 4 concluiu com sucesso a validação em campo, com todos os caminhões-piloto excedendo os requisitos. As máquinas se integraram e funcionaram perfeitamente em cada ecossistema de minas, e os clientes relataram excelente desempenho e confiabilidade. Os caminhões foram colocados em teste em uma variedade de aplicações, incluindo temperaturas ambiente quentes e frias, arremessos em declives e transportes planos.
 
Em uma mina de cobre, a Caterpillar realizou um estudo de desempenho no local dos caminhões 794 AC Tier 4 Final e não mediu perda de desempenho ou produtividade em comparação com os caminhões AC 794 equivalentes ao Nível 2. Além disso, as máquinas demonstraram até 5,6% menos queima de diesel durante o ciclo de transporte. Os caminhões 794 AC Tier 4 Final acumularam mais de 10.000 horas de operação e continuam a oferecer desempenho confiável e produtivo em várias minas norte-americanas.