CIMENTO

Cade aprova acordo InterCement-LafargeHolcim

06/07/2017

 

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, acordo entre a InterCement, do grupo Camargo Corrêa, e a franco-suíça LafargeHolcim para fornecimento mútuo de cimento não pulverizado (clínquer). 
 
As duas empresas assinaram memorando de entendimento “aproveitando a ociosidade dos seus fornos e reduzindo os custos logísticos no fornecimento de insumos e na comercialização de seus produtos”, conforme parecer divulgado no site do Cade. O acordo permite que as duas companhias otimizem recursos e racionalizem gastos por conta da queda da demanda da indústria de construção civil. No parecer, o Cade destaca que o contrato de fornecimento é de natureza não exclusiva e tem prazo de duração reduzido. Além disso, “os volumes de produção e as características envolvidas na operação não suscitam preocupações concorrenciais”, de acordo com o documento. 
 
As vendas de cimento no Brasil somaram 4,5 milhões de toneladas em maio de 2017, recuo de 5,5% em relação ao mesmo mês do último ano, segundo dados do SNIC – Sindicato Nacional da Indústria do Cimento. No acumulado até maio, as vendas alcançaram 21,6 milhões de toneladas, o que representa declínio de 8,9% sobre o mesmo período de 2016.