PARÁ

BRC viabiliza pesquisa na Amazônia

23/11/2018

 

O BRC é um consórcio formado pela Hydro e instituições acadêmicas, como a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Museu Paraense Emilio Goeldi e a Universidade de Oslo (UiO). O objetivo da parceria é avaliar o campo de pesquisas para os projetos do Consórcio, como a Mineração Paragominas, unidade no sudeste paraense na qual a Hydro lavra bauxita, minério que é a matéria-prima do alumínio.
 
Os estudos realizados têm contribuído para a modernização do programa de recuperação florestal de áreas mineradas da Hydro ao propor um novo modelo fundamentado em conhecimento científico. “O Consórcio busca alcançar o que chamamos de ‘estado da arte’ em recuperação florestal, com a proposição de indicadores, novas técnicas e tecnologias de restauração ambiental”, afirma Victor Barbosa, biólogo e analista de meio ambiente da Mineração Paragominas. Até o momento, a empresa reflorestou cerca de 2.100 hectares de áreas mineradas com o suporte dos projetos de pesquisas no aperfeiçoamento das técnicas aplicadas.
 
“Nosso conhecimento sobre a recuperação de áreas degradadas era bem inicial (quando o BRC foi lançado). Ainda precisamos avançar muito, mas já avançamos o suficiente para termos e oferecermos base para as empresas tomarem decisões importantes sobre este tema. Isso só foi possível pela estruturação do Consórcio formado por importantes instituições com expertises especificas que, agregadas, trouxeram este ganho a nossa região“, completa Gracialda Ferreira, professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Segundo os pesquisadores, os estudos irão ajudar a reduzir os impactos em áreas que são desflorestadas na região. “Para nós, é um aprendizado de como podemos nos organizar e gerenciar um programa de pesquisa mais amplo, em que a necessidade parte de uma problemática do setor privado”, pontua o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Leonardo Sena.