CATERPILLAR

Brasil produz transmissões pesadas

09/08/2018

 

No final de julho a Caterpillar inaugurou oficialmente a operação das linhas de transmissões para máquinas pesadas, como motoniveladoras, carregadeiras e tratores de esteiras, fabricadas pela empresa em sua unidade de Piracicaba (SP). Com isso, a Caterpillar torna-se autossuficiente na produção das transmissões para os equipamentos que fabrica no Brasil. Antes, esses componentes eram importados.
 
Com as transmissões a Caterpillar amplia a competitividade de seus equipamentos produzidos no Brasil, beneficiando as exportações e contribuindo positivamente com a balança comercial brasileira, além de fomentar a cadeia de suprimentos nacional com produtos de alto valor agregado, auxilia a política de desenvolvimento industrial e promove a geração direta e indireta de empregos.
 
As linhas produzem atualmente seis diferentes arranjos de transmissões dos tipos planetária e contra eixo. Esse número saltará para 17 arranjos até março de 2019. No total, são 1.800 componentes diferentes entre todos os arranjos para atender à produção local de tratores de esteiras, motoniveladoras e carregadeiras de rodas. “A produção de transmissões no mercado nacional introduz inovações e novas tecnologias à capacidade do Brasil em montar estes componentes complexos para máquinas autopropulsadas. Reduz o tempo de resposta da cadeia de suprimentos em até 20 dias. E, quando as linhas estiverem operando plenamente, teremos 70 postos de trabalho diretos adicionados em nossa fábrica, com a estimativa de gerar cinco vezes mais postos considerando toda a cadeia de suprimentos”, adianta o presidente da Caterpillar Brasil, Odair Renosto.
 
A Caterpillar contou com apoio técnico da Investe SP, a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade para viabilizar o projeto. “O investimento reforça a confiança no potencial do Estado de São Paulo. Estamos muito satisfeitos pela contribuição da Caterpillar para o setor industrial do Estado e do País, destaca Sérgio Costa, diretor da Investe”.