EXPLORAÇÃO MINERAL

Aumento das atividades em julho

04/09/2019

 

Os dados monitor mensal do setor de Inteligencia de mercado global da S&P mostraram aumento em todas as quatro métricas de exploração - financiamentos significativos, atividade de perfuração, recursos iniciais e marcos positivos em projetos – em julho, quando o Índice de Atividade de Pipeline da S&P Global Market Intelligence, ou PAI, saltou de 60, em junho, para 93 em julho. O crescimento foi impulsionado por um forte aumento de financiamentos significativos para projetos de mineração de ouro, que praticamente dobrou, de 76 para 151, enquanto o de metais básicos cresceu de 45 para 47,5 no mesmo período.

Acompanhando a melhora no PAI de julho, os preços dos metais subiram em julho, com o Índice de Preços de Exploração da S&P Global Market Intelligence, ou EPI, passando de 122 para 126. O preço indexado aumento para cinco metais - ouro, prata, níquel, cobre e platina - dos oito constituintes do índice e diminuiu para zinco, cobalto e molibdênio.

O número de anúncios iniciais de recursos saltou de três para oito em julho, após quatro meses consecutivos de queda. Cinco dos novos recursos eram de projetos de ouro, dois de zinco e um de cobre. A maior atividade de perfuração relatada em julho implica que a baixa de três anos em junho pode ter sido apenas um pequeno ponto na tendência mais ampla. Embora os níveis de atividade tenham diminuído desde o final de 2018, julho pode ser um ponto de retomada, com a exibição mais forte desde janeiro. Ao adicionar 55 projetos em junho, a recuperação de julho é de apenas cinco meses nos últimos cinco anos em que o aumento mensal foi de 50 ou mais relatórios de projetos.

O número de financiamentos de empresas juniores e intermediárias subiu de 174, em junho, para 180 em julho, embora o total de US$ 524 milhões arrecadados tenha sido 33% inferior aos US$ 787 milhões arrecadados no mês anterior. Isso significa que o conjunto de capitais está caindo, mas o aumento no número de financiamentos significa que o capital está sendo distribuído mais amplamente.
O número de projetos milestone aumentou de três para cinco em julho, sendo que quatro foram startups de produção - três novas minas e uma expansão - e o outro marco um projeto que entra em pré-produção.