AMARILLO

Audiência Pública sobre projeto Mara Rosa

24/02/2016

 

No dia 23 de fevereiro de 2016, aconteceu Audiência Pública sobre o projeto Mara Rosa (Mina de Posse), da Amarillo Mineração do Brasil Ltda. O encontro foi realizado no Salão Paroquial e conduzido pela equipe da Secima (Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos).

O evento teve duas apresentações – uma institucional e outra referente ao estudo de EIA/RIMA - conteúdos fundamentais no processo de licenciamento preliminar de empreendimentos. Ao todo 650 pessoas acompanharam a Audiência Pública.

Os convidados puderam tirar dúvidas sobre o projeto, esclarecidas por profissionais da Amarillo e pelas consultorias DBO Engenharia Ambiental e Integratio Mediação Social e Sustentabilidade. “A Audiência Pública atingiu o seu objetivo de levar informação para os mais diversos públicos, entre autoridades, membros da igreja católica e evangélica, empresários, servidores públicos, representantes dos sindicatos e moradores de Fiicolândia, Caxias e Amarolândia. A interação constante e o número de pessoas que conseguimos atrair demonstram o interesse da população pelo projeto Mara Rosa (Mina de Posse)”, ressalta Arão Portugal, Diretor de Estratégia da Amarillo.

A equipe da Amarillo esclareceu, durante todo o encontro, que a empresa levou em consideração fatores ambientais, técnicos e econômicos, como áreas já utilizadas pelas atividades de mineração, locais com declividades menos acentuadas, menor distância entre as estruturas e vias de acesso existentes. Entre as medidas a serem tomadas pela Amarillo nas fases de planejamento, implantação e funcionamento do projeto estão o monitoramento de ruídos, vibrações e emissões atmosféricas; o tratamento dos efluentes, drenagem pluvial, monitoramento da qualidade da água (superficial e subterrânea); a disposição, triagem e destinação corretas dos resíduos; o controle dos efluentes líquidos domésticos e industriais; o aproveitamento econômico da vegetação suprimida, recuperação vegetal das áreas e conservação das Áreas de Preservação Permanente (APPs); o monitoramento, resgate e manejo da fauna, conservação das APPs e sensibilização ambiental; além da qualificação e contratação de mão de obra local, educação ambiental e comunicação social. “A Audiência Pública foi de extrema importância para que os moradores tivessem suas dúvidas esclarecidas sobre os impactos e benefícios resultantes da implementação do projeto. Temos a certeza de que a empresa contribuíra de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico de Mara Rosa”, disse Vanda Maria Boaventura, jornalista e ambientalista.