MINERAÇÃO ARTESANAL

Atividade gera empregos, mas é ignorada

03/11/2016

 

A mineração artesanal e em pequena escala oferece oportunidades para gerar empregos, reduzir a pobreza e prover meios de subsistência. Entretanto, o setor tem sido ignorado por governo, segundo Yanchun Zhang, funcionária da Unidade Especial de Commodities da UNCTAD. Além disso, a má gestão do sector contribui para sérios riscos de saúde e ao meio ambiente, afirma.

"A mineração de ouro artesanal, que representa mais de 10% da oferta mundial de ouro, libera cerca de 1.000 toneladas de mercúrio por ano", disse ela em uma reunião de três dias sobre mineração e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (GDS) em Genebra entre 24 e 28 de outubro. Cerca de 15 milhões de mineradores de ouro, incluindo 4,5 milhões de mulheres e 600 mil crianças estão expostos ao mercúrio. A Reunião Anual Geral do Fórum Intergovernamental sobre Mineração, Minerais, Metais e Desenvolvimento Sustentável (IGF) recebeu 250 participantes de 39 países-membros e 14 de países não-membros, além de representantes de organismos internacionais, associações industriais, empresas e sociedade civil.

Com 56 membros, o IGF debate questões práticas relacionadas com a gestão e desenvolvimento sustentável do setor de mineração. Seu principal objetivo é aumentar a capacidade de governança em todas as etapas do ciclo de vida da mineração. ""Em grande medida, os mineiros artesanais e em pequena escala continuam sendo ignorados e marginalizados pelos formuladores de políticas, pelos doadores e pelo público em geral", acrescentou.