TRATAMENTO DE MINÉRIOS

Aquamec faz parceria com Neyrtec Mineral

05/07/2018

 

A Aquamec Brasil firmou uma parceria para comercializar, distribuir, implementar e realizar manutenção dos  equipamentos desenvolvidos pela Neyrtec Mineral, que são mundialmente empregados no tratamento mineral em circuitos que utilizam via úmida em seus processos.
 
Pelo acordo de parceria, que foi negociado na Exposibram 2017, a Aquamec Brasil passa a realizar a comercialização direta de todo o portfólio de equipamentos Neyrtec, organizado em soluções para a preparação de material bruto, classificação hidráulica, tratamento de água, células de flotação, unidades de floculação, agitadores, tanques de acondicionamento, entre outros.
 
De acordo com a Aquamec, “um dos pontos fortes da parceria será o licenciamento tecnológico para fabricação parcial dos equipamentos no Brasil, permitindo oferecer ao mercado soluções a um custo altamente competitivo. Para garantir esse objetivo, a Aquamec disponibilizará sua unidade fabril, que conta hoje com uma área de 12 mil m². Ainda, a Aquamec Brasil assumirá as atividades de manutenção e auxiliará nas fases de montagem, instalação e comissionamento, tanto de equipamentos isolados como de soluções mais complexas, como unidades de processamento em operações unitárias”.
 
Quase todos os equipamentos oferecidos no mercado brasileiro foram aperfeiçoados pela Neyrtec Mineral, durante os muitos anos de sua experiência no setor. Dentre os principais tipos e modelos disponíveis destacam-se os hidrociclones construídos com diferentes materiais e com seção cônica que pode variar de 24 a 1.000mm, dependendo das características da polpa alimentada e do diâmetro de corte desejado. Os hidrociclones são muito empregados na separação fina. Contudo, para partículas maiores, geralmente com tamanhos superiores a 200 µm, a Neyrtec Mineral desenvolveu um classificador hidráulico específico patenteado como Lavodune©, o qual suporta partículas de até 1mm.
 
Sistemas desaguadores que integram, de forma compacta e modular, hidrociclones, tanque de acondicionamento, bomba de polpa e peneira vibratória, também fazem parte do portfólio de equipamentos. Tais sistemas são amplamente utilizados no mercado de agregados, como a classificação de areias.
 
Tratamento de água
 
A parceria também traz soluções variadas para o tratamento de água e seu reuso, integrando a experiência das duas empresas. A linha de produtos possui desde espessadores convencionais até espessadores de pasta. O Clariflux©, por exemplo, “é um espessador de polpa de alto rendimento, muito eficiente na separação sólido/líquido, sendo capaz de gerar polpas com concentrações de até 800g/l com baixo tempo de retenção”, informa a empresa. Completa a família de espessadores o modelo Tasster©, um espessador de pasta, que diferentemente de filtros prensa, pode ser alimentado com polpas com baixa concentração. Em seu underflow são produzidas pastas com até 70% de sólidos, o que significa até 30% de teor de umidade. Esse resultado permite que após alguns dias expostas ao ar livre, apresentem teor de umidade bastante baixo, permitindo seu empilhamento ou mesmo o transporte por esteira. 
 
A Neyrtec Mineral é uma empresa francesa com sólida penetração no mercado mundial, fornecendo equipamentos e plantas completas para o tratamento de minerais metálicos e agregados. A Aquamec Brasil atua desde 1994 na área ambiental com especialização em produção, instalação e operação de equipamentos e sistemas destinados ao tratamento de água, de efluentes e em seu reuso.