ARCELORMITTAL BRASIL

Aprovada fusão com Votorantim Siderurgia

07/02/2018

 

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou, embora com restrições, a aquisição da Votorantim Siderurgia pela ArcelorMittal Brasil. Com a transação, as operações de aços longos das duas empresas no País serão integradas e a Votorantim Siderurgia passará a ser uma subsidiária da ArcelorMittal Brasil e a Votorantim holding passará a deter uma participação minoritária no capital da ArcelorMittal Brasil.

Inicialmente o acordo envolvia a integração das unidades de Monlevade (MG), Cariacica (ES), Juiz de Fora (MG) e Itaúna (MG), com a planta da Votorantim Metais em Barra Mansa (RJ). No entanto, o Cade impôs que a ArcelorMittal terá que vender sua unidade de Cariacica, transferir o contrato de arrendamento em Itaúna  e ainda vender duas unidades de trefilação de aço. A união das duas empresas terá como resultado um produtor com capacidade de produzir 5,6 milhões t de aço bruto e 5,4 milhões t de laminados.

Para a ArcelorMittal, a decisão do Cade “trará significativas oportunidades operacionais, industriais e logísticas, que poderão melhorar a posição competitiva”.