TECNOLOGIA

Aplicativo prevê chuvas e tempestades

11/10/2017

 

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) desenvolveu o aplicativo SOS Chuva que permite a previsão imediata de chuvas e tempestades. O download já foi feito por mais de 60 mil pessoas nas lojas online PlayStore (Android) e Apple Store (iOS). 
 
A ferramenta oferece funcionalidades como a possibilidade de aplicar filtros à pesquisa, para que o usuário obtenha avisos sobre tempestades nos minutos seguintes e em determinada distância. Além disso, é possível fazer alertas de chuvas. “O objetivo principal do aplicativo é levar a informação do tempo diretamente ao usuário. Se a informação chega com rapidez, o usuário pode tomar a decisão”, afirma o pesquisador Luiz Machado, do Inpe.
 
O SOS Chuva foi desenvolvido a partir das imagens fornecidas por um satélite geoestacionário, o GOES-16, que cobre toda a América do Sul. “O CPTEC recebe os dados desses instrumentos, processa as informações e disponibiliza os produtos meteorológicos. Os algoritmos e o conhecimento técnico usados para processamento foram aprimorados ao longo de anos por pesquisadores de excelência do Inpe”, explica o coordenador-geral do projeto SOS Chuva, Luiz Guarino.