MINAS-RIO

Anglo American deve reiniciar operações

18/10/2018

 

A Anglo American deve reiniciar as operações de minério de ferro Minas-Rio no último bimestre de 2018. Entretanto, o aumento na produção de 26,5 milhões de toneladas anuais previsto inicialmente para 2020, deverá ser atrasado em um ano. 
 
A produção do Minas-Rio foi interrompida após dois vazamentos em março deste ano no mineroduto de mais de 500 km  que canaliza a polpa de minério de ferro de Minas Gerais para um porto no Estado do Rio de Janeiro. Entre abril e outubro a Anglo inspecionou o mineroduto para substituir aproximadamente 4 km de dutos por causa da descoberta de rachaduras na soldagem. 
 
“Devemos terminar a substituição em novembro. Então, tudo está no caminho certo para as operações de retomada no quarto trimestre. Pode ser em novembro ou dezembro”, disse o CEO da Anglo American no Brasil, Ruben Fernandes. 
A mineradora contava anteriormente que o Minas-Rio produzisse 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro até 2016. Como o projeto sofreu atrasos, a data da meta já havia sofrido alteração anteriormente para 2020.
 
A Anglo obteve duas importantes licenças para aumentar a produção em janeiro, mas agora espera receber a principal licença de operação em maio de 2019. Isso significa que a produção deve atingir o tão esperado objetivo de 26,5 milhões de toneladas em 2021.“Seria por volta de 2021. Não é uma data muito firme porque depende do desempenho da unidade”, disse Fernandes, acrescentando que a produção deve atingir o ritmo esperado até o final de 2020.