11/10/2018
ALUMINA

Alunorte autorizada a usar filtro-prensa

O Ibama autorizou, em caráter excepcional, a refinaria de alumina Alunorte a usar a tecnologia de filtro-prensa no processamento de resíduos de bauxita. A decisão ampliará a vida útil da área de disposição de resíduos de bauxita DRS1 e permitirá que a Alunorte continue suas operações de forma segura.

Com a autorização, a Alunorte trabalhará em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para obter autorização para uso do filtro-prensa no DRS1. Segundo a Alunorte, o filtro gera resíduos empilháveis e menos conteúdo de água do que o filtro de tambor. Com a autorização do Ibama, a Alunorte poderá reiniciar a operação com 50% da capacidade.

“Estamos prontos para voltar a operar e agradecemos todo o apoio que temos recebido das autoridades e da sociedade. Estamos fazendo todos os esforços para retomar a operação, enquanto mantemos nosso diálogo com as autoridades para retomar a produção total”, disse John Thuestad, vice-presidente executivo da área de negócios de Bauxita e Alumina da Hydro. O executivo comentou ainda que a retomada de 50% da capacidade permitirá que a mina de bauxita de Paragominas e que a fábrica de alumínio primário Albras continuem operando com metade da capacidade, em vez serem totalmente desligadas em consequência da desativação da Alunorte.