TITÂNIO

Alcoa fornece componentes para Airbus

14/04/2016

 

A Alcoa firmou acordo com a Airbus para o fornecimento de componentes de titânio impressos em 3D para a fuselagem e suporte de sustentação dos motores de aeronaves comerciais da Airbus. A expectativa da Alcoa é entregar as primeiras peças de fabricação aditiva em meados de 2016. “Estamos orgulhosos da parceria com a Airbus, ajudando a pavimentar o caminho para o futuro do desenvolvimento e da fabricação da indústria aeroespacial”, declarou o Presidente do Conselho e executivo-chefe da Alcoa, Klaus Kleinfeld.

O acordo aconteceu graças à experiência da Alcoa no segmento aeroespacial e de novas tecnologias advindas da recente aquisição da RTI e da ampliação orgânica das instalações em Whitehall, no Michigan, Estados Unidos. A Alcoa investiu recentemente nas capacidades de impressão em 3D e fabricação de pós-metálicos de seu Centro Técnico próximo de Pittsburgh, na Pensilvânia.

Serão empregadas capacidades avançadas de tomografia computadorizada e Prensagem Isostática a Quente (HIP) - uma tecnologia que fortalece as estruturas metálicas de peças, produzidas através da fabricação tradicional ou aditiva, feitas de superligas à base de titânio e níquel.

A Alcoa investiu US$ 22 milhões em tecnologia em Whitehall e hoje é proprietária e opera um dos maiores complexos de tecnologia HIP aeroespacial do mundo. A Companhia investirá mais US$ 60 milhões na expansão de sua capacidade de fabricação aditiva em materiais e processos de impressão 3D avançados, incluindo pós-metálicos.