ALUMÍNIO

Alcoa conclui separação de empresas

03/11/2016

 

A Alcoa Corporation anunciou, dia 1 de novembro, que concluiu a separação da Alcoa Inc (atual Arconic Inc.). Com isto, a Alcoa passa a atuar como empresa de capital aberto independente, listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque com o símbolo “AA”. A Alcoa Corporation atua no segmento de bauxita, alumina e alumínio. “Estamos lançando a Alcoa Corporation como líder mundial no setor de alumínio, com um diferencial nas vantagens competitivas em toda a cadeia de valores”, afirmou Roy Harvey, CEO da Alcoa.

A Alcoa possui 25 fábricas ao redor do mundo e aproximadamente 16 mil funcionários. Os ativos de classe mundial da Alcoa incluem : o maior portfólio de mineração de bauxita, com 45,3 milhões de toneladas métricas totalmente secas (bdmt) de produção em 2015 e acesso a grandes depósitos de mineração de bauxita com direitos de mineração que se estendem, na maioria dos casos, para mais de 20 anos; o maior produtor de alumina do mundo, com nove refinarias nos cinco continentes; um portfólio de metalurgia recém otimizado, bem posicionado para aproveitar ao máximo as condições de mercado futuros; casas de fundição que oferecem produtos de alumínio diferenciados e de valor agregado, fundidos em formas específicas que atendem à demanda dos clientes; operações de laminação em Warrick, Indiana e Ras Al Khair, na Arábia Saudita, para atender ao mercado de laminação de latas de alumínio e um portfólio de ativos de energia, dos quais aproximadamente 55% corresponde a energia hidroelétrica de baixo custo para atender aos requisitos de energia interna ao menor custo possível e para venda a clientes externos.

A expectativa da Alcoa é de crescimento global de 5% na demanda por alumínio em 2016 e o dobro entre 2010 e 2020. No terceiro trimestre, a Alcoa excedeu a meta de três anos para baixar a curva de custo global de alumina. Ela também atingiu a meta relativa à curva de custo global de alumínio.

A separação foi concluída por meio de uma distribuição proporcional feita pela Alcoa Inc (Arconic) de 80,1% das ações em circulação da recém-formada Alcoa Corporation. A Arconic deterá 19,9% das ações comuns da Alcoa Corporation. A distribuição tem como objetivo deixar a transação livre de impostos para acionistas da Alcoa Inc. para fins de imposto de renda dos Estados Unidos.